sábado, 2 de agosto de 2008

Instintos e religião

Qual é o instinto mais forte de todos?

O da sobrevivência. Macaco acredita em deus? Acho que não... ele não precisa racionalizar o medo da morte. Mas o ser humano, ao desenvolver a inteligência, encontrou-se com um dilema difícil. Ele sabe que vai morrer um dia, mas ao mesmo tempo o instinto mais forte dele diz ele deve evitar isso a todo custo. Como resolver esse dilema? Tá aí o recurso mais forte da religião, aquela historinha da vida eterna... foi criada para mexer com o seu instinto mais forte.

Qual é o segundo instinto mais forte?

O da reprodução. Sexo. Os religiosos criaram vários pecados associados ao sexo, pois eles sabiam que de alguma forma você iria cometer um desses "pecados" e daí você seria puxado facilmente com o sentimento de culpa. Uma vez que você já está preso à religião, pois ela é a única a oferecer uma solução para o dilema da morte, agora vem a manutenção dessa prisão: você precisa ser atacado com sentimento de culpa constantemente, para que você se sinta compelido a ir até os chefes religiosos para "pagar" penitência, e poder voltar a ter acesso à vida eterna.

Agora olhe para os outros 6 pecados capitais e veja se é humanamente possível resistir a eles? Todos são instintos, escolhidos cuidadosamente para garantir que você "peque" frequentemente e seja compelido pelo sentimento de culpa.

E o medo da punição divina? Nada mais é que a distorção do medo da morte; o maior trunfo de deus é a oferta da vida eterna, e a maior sacanagem de deus é fazer você acreditar que pode sim fazer você viver eternamente, mas confinado no inferno. Não seria melhor então somente voltar ao pó?

Nenhum comentário: