sábado, 27 de março de 2010

Pirro, o primeiro filósofo Cético

Pirro nasceu em Élida, Grécia em 365AC e morreu em 270AC. Ele acompanhou Alexandre o Grande nas suas expedições militares até a India. Dizem que quando ele chegou lá ele encontrou alguns homens sábios que andavam nus (gumnosophistai). Não se sabe bem ao certo como, mas a partir desse encontro ele desenvolveu a sua nova filosofia.

Pirro deixou por escrito somente um poema para Alexandre, portanto a maior parte do que sabemos sobre a filosofia dele foi escrito por seu seguidor Timon e os comentários que Aristocles fez sobre os escritos de Timon.

De acordo com Timon, Pirro dizia que para ser feliz, uma pessoa deve considerar 3 questões que são interconectadas:

1- como são as coisas em sua natureza?
2- como deve ser a nossa disposição em relação às coisas, de acordo com a resposta anterior?
3- qual será o resultado para as pessoas que tomarem a disposição recomendável pela resposta anterior?

A resposta para a primeira pergunta é: adiaphora (indiferentes), astathmêta (instáveis) e anepikrita (indetermináveis). Dizem que ninguém sabe se Pirro se referia à coisas de ordem metafísica ou epistemológica. Na minha opinião: não importa. Pense a respeito. Ele está sugerindo que nossas sensações e opiniões iniciais a cerca das coisas nem sempre podem ser confiáveis. Questione sempre!

A resposta para a segunda pergunta portanto é que devemos tomar uma atitude sem opinião à princípio, pois nossas sensações iniciais podem estar erradas. Timon então diz que nós deveríamos dizer somente que "cada coisa não é nada mais do que ela não é ou o que ela é e ao mesmo tempo o que ela não é ou que ela não é o que ela não é."

A resposta para a terceira pergunta é que o resultado para as pessoas que tomam a atitude sem opinião à princípio é inicialmente aphasia (não-comprometida) e depois ataraxia (livre de preocupações). O sentido de "não-comprometida" é como o de alguém que prefere se calar quando confrontado por alguém com idéias radicais. A princípio isso pode ser desconfortável, mas finalmente surgirá o efeito da ataraxia, ou seja, após não se comprometer você pode ficar livre de preocupações. O resultado deste treino mental tem o efeito de levar alguém à uma sensação de maior felicidade.


Texto baseado em:
http://plato.stanford.edu/entries/pyrrho/

Nenhum comentário: