segunda-feira, 5 de abril de 2010

Quem destruiu a Biblioteca de Alexandria?

No ano de 332 AC Alexandre o Grande conquistou o Egito e, por causa da admiração que ele tinha pelos egípcios, ele resolveu fundar lá uma cidade. Ele chamou a idade de Alexandria e ele queria que ela se tornasse um centro de estudos, em que filósofos pudessem ensinar e desenvolver a ciência. Ele criou uma grande biblioteca e os filósofos começaram a colecionar livros com o objetivo de que eles tivessem ali ao menos uma cópia de todos livros já escritos em toda a história da humanidade. Veja que esta tarefa não era fácil, pois antigamente os livros tinham que ser copiados à mão, um a um.

A idéia deu certo e vieram filósofos de vários países diferentes e vários avanços científicos foram feitos. Por exemplo o médico Galeno, que era proibido pela Igreja de estudar o corpo humano na Europa, foi para Alexandria e lá ele descobriu que era o cérebro que controlava o corpo, antes dele o povo pensava que o corpo era controlado pelo coração!

Um outro matemático chamado Eratostenes afirmou que a Terra era redonda e conseguiu medir o diâmetro da Terra utilizando cálculos de triângulos e sombras. Imagine o cara conseguir fazer isso naquela época, muito antes do Galileu ser atacado pela Igreja.

Eles eram tão modernos para a época que até mesmo uma MULHER filósofa e matemática ficou famosa lá, chamada Hipatia. Ela fez vários avanços na álgebra e foi a inventora do ASTROLÁBIO. Foi com o astrolábio que o Pedro Álvares Cabral mais de 1000 anos depois conseguiu navegar as caravelas para descobrir o Brasil.

Um belo dia em 370 DC a Hipatia falou para o prefeito da cidade que os Cristãos estava tentando dominar o povo de Alexandria, que era pagã e politeísta. O patriarca Cirilo convocou uma massa de cristãos ignorantes e eles atacaram a Hipatia, levaram ela para uma igreja, arrancaram a pele dela viva, arrastaram o corpo dela pela cidade e depois a queimaram. Vários confrontos ocorreram a mando dos líderes cristãos ... a massa popular enlouquecida destruiu a biblioteca, expulsou os filósofos e QUEIMOU todos os livros.

Então da próxima vez que você estiver num hospital rezando para Jesus pra tentar curar a sua doença, lembre-se de Galeno na biblioteca de Alexandria... pois talvez se ela não tivesse sido queimada, hoje já existiria um remédio pra sua doença.

E quando você for pra Igreja dar dinheiro pra batizado, pra casar e para fazer missa de 7° dia, lembre-se do que eles fizeram dentro de uma igreja com a Hipatia. E que o Vaticano usa esse dinheiro pra manter uma biblioteca gigantesca com 15 KILOMETROS de estantes de livros na qual pessoas comuns são PROIBIDAS de entrar. Somente padres pesquisadores têm acesso.

2 comentários:

Anônimo disse...

O que leva as pessoas a serem religiosas é o medo da morte e o medo infantil de punições divinas, por isso muitos tem até receio de discordar de qualquer instituição que fale em nome de Deus.

Anônimo disse...

Eu acho que por causa da religião algumas pessoas fazem coisas más e acabam com a vida de outras pessoas e também que se a pessoa é religiosa ela não deve deixar de ser por causa da opinião dos outros