sábado, 23 de junho de 2007

Matando em nome de Deus

Priscilliano de Ávila:

Foi o primeiro a ser morto pela Igreja oficialmente por ser considerado herege, no ano de 385. Ele foi acusado de praticar magia e foi o fundador de um grupo ascético (ou seja, vida sem riquezas objetivando o estudo da religião).

Os Cátaros:

Movimento que surgiu no século 11 na França. Vieram de influência Gnóstica, liam a Bíblia, pregavam o desinteresse material e criticavam a Igreja Católica de ter acumulado dinheiro e poder. Foram considerados heréticos pela Igreja Católica. Total de Cátaros mortos: 20.000

As Bruxas da Idade Média:

Há registros de 12.000 pessoas terem sido executadas por serem consideradas bruxas, incluindo crianças. Alguns autores estimam que, como nem todas as execuções foram registradas, os números podem chegar a 60.000 ou até 100.000.

A Igreja definiu uma séria de critérios que definiam uma Bruxa. Seguem eles:
- Marca diabólica: verruga de nascença
- Ter feito Pacto diabólico
- Ser indicado por outra bruxa
- Blasfêmia
- Participação em Sabat
- Causar mal a outrem pelo uso de magia
- Possuir objetos usados na magia negra
- Ter tido uma bruxa na família
- Demonstrar medo durante o interrogatório
- Não chorar durante a tortura
- Ter tido relações sexuais com o demônio

Cruzadas:

Ocorreram entre os anos de 1095 a 1291, quando a Igreja Católica resolveu invadir Jerusalém (por ser a Terra Santa) e aproveitar para atacar o Islamismo, pois era uma religião que crescia de mais e poderia atrapalhar o seu poder. O pesquisador Aletheia estima que 5.000.000 foram mortos, contando tanto os Cristãos quanto os Islamicos.

Nenhum comentário: