1- Pastor Rick Warren
País: Estados Unidos
Religião: Batista do Sul
Fundou a maior igreja evangelica dos EUA. Somente na riquissima cidade de Orange County, California, ele tem 23.000 adeptos. Escreveu o livro "The Purpose Driven Life" que vendeu 40 milhões de exemplares. Apoiou a eleição de Bush, mas não é extremamente conservativo. Se aproximou de ambos os candidatos na eleição atual presidencial mantendo o contato com Obama.
2- Grande Ayatollah Ali al-Sistani
País: Iraque
Religião: Islâmico Xiita
E um dos cléricos xiitas mais influente do mundo. É o líder mais importante no Iraque após a ultima invasão americana. Possui milhões de seguidores em 15 países diferentes. Possui um centro de mídia com o site xiita mais influente da internet, respondendo 1000 perguntas por dia dos seguidores. Demonstrou seu poder ao organizar protestos não violentos em 2004 pedindo por eleições democráticas e com envolvimento das Nações Unidas.
3- Papa Bento XVI
País: Italia
Religião: Católica Romana
Chamado de "Rottweiler de Deus" por sua estrita aderência à doutrina conservativa, ele já botava o medo de Deus em políticos antes mesmo de se tornar o Papa. Criticou o candidato à presidência americana John Kerry, um católico a favor do aborto, e este perdeu votos para Bush. Tem influência global, mas na política italiana a sua influênica é muito mais forte. Ele já atrapalhou a aprovação de leis para medidas de fertilidade assistida, criticou medidas de Berlusconi de punição de imigração ilegal, etc.
4 - Arcebispo Peter Akinola
País: Nigeria
Religião: Cristão Anglicano
Opõe-se fortemente contra a homossexualidade e se coloca fortemente nas discussões culturais mundiais. Apesar da igreja anglicana ter tolerância com homossexuais, ele mantém uma linha estrita, atraindo apoio de milhões de anglicanos conservadores de todo o mundo. Possui grande influência política na Nigéria, um país extremamente religioso, com 18 milhões de anglicanos ativos. Os políticos nigerianos sempre apelam para a religiosidade, apoiando doações para a igreja e recebendo o suporte dos líderes religiosos. Akinola costuma viajar pelo país forçando os políticos a "sempre ter Deus em primeiro lugar".
5- Rabino Ovadia Yosef
País: Israel
Religião: Judaismo Ultra-Ortodoxo
Ele é o líder espiritual dos Xás, ou pratido Ultra-ortodoxo que se tornou chave na política de Israel. É conhecido por seus sermões controversos, comentários agressivos contra os Árabes, e por falar em castigos divinos, como quando ele disse que o furacão Katrina foi "Retribuição de Deus". É uma figura que normalmente os políticos não gostam de se associar, mas através da influência sobre os Xás e suas cadeiras políticas, exerce grande influencia nas decisões e nos processos de paz do oriente médio. Ele consegue fazer os Xás se associarem com políticos de ideologias diferentes para avançar seus interesses, como o suporte do Estado para manter suas escolas religiosas.
Fonte: http://www.foreignpolicy.com/story/cms.php?story_id=4540
Um comentário:
E o Dalai Lama, líder do Budismo, religião com quase meio bilhão de adeptos só no Oriente?
Postar um comentário