sábado, 20 de outubro de 2007

A história do Doutor Fritz

A história começou com o "médium Zé Arigó" (1918–1971), que no início dos anos 50 dizia que incorporava o espírito de um médico da primeira guerra mundial chamado Fritz, cuja biografia nunca foi provada. Arigó se tornou famoso pela "cirurgias espirituais", mas o seu principal interesse era forncer clientes para o seu irmão farmacêutico. Durante incorporação ele escrevia "receitas" médicas que só podiam ser lidas pelo seu irmão, dono de farmácia. A sua fama aumentou quando ele "removeu" um câncer do pulmão de um senador. Apesar da fama, ele foi preso duas vezes por praticar medicina ilegalmente.Ele fazia as cirurgias com um canivete comum e utilizava o sotaque alemão para distrair as pessoas por não fazer as assepsias médicas.

Arigó morreu em um acidente de carro em 1971, mas o doutor Fritz não foi com ele. Ele passou a "baixar" em um médium conhecido como Oscar Wilde, que morreu pouco tempo depois também de forma violenta. Em seguida um médico ginecologista do Recife chamado Edson Queiroz passou a incorporá-lo. O dr. Edson foi esfaqueado e morreu em 1991. Ele também teve seu registro profissional cassado.

Atualmente o engenheiro Rubens Farias Jr. incorpora o dr. Fritz, que utiliza tesouras para fazer as cirurgias. É interessante notar que ele passou a incorporá-lo em 1986, ao mesmo tempo em que Edson Queiroz ainda incorporava. Os espíritas se justificam dizendo que como um espírito não ocupa espaço, ele pode estar em vários lugares ao mesmo tempo. Rubens já foi acusado várias vezes de praticar medicina ilegalmente, porém ainda tem muitos seguidores. Em 27 de maio de 2000 o "Jornal da Tarde" publicou que "O juiz presidente do 1º Tribunal do Júri, José Ruy Borges, recebeu ontem denúncia do promotor Fernando Pastorelo Kfouri contra o médium Rubens de Faria Júnior, que diz incorporar o espírito do "Dr. Fritz", e decretou sua prisão preventiva. O promotor acusa Faria, que está foragido e envolvido em outros inquéritos, de ter antecipado a morte de Vanessa de Biafi, que sofria de leucemia. A vítima foi convencida pelo médium a abandonar tratamento médico no Hospital das Clínicas, com a promessa de "cura miraculosa" em suas sessões."


fonte: http://www.csicop.org/si/2004-07/hoaxes.html
http://www.cacp.org.br/espiritismo/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=1135&menu=5&submenu=1

3 comentários:

Anônimo disse...

Arigó teve realmente um acidente, ele acidentalmente fez chantagem sobre fatos que foram confidenciados a ele por mulheres de políticos e militares durante o regime militar e acidentalmente o carro em que ele estava esbarrou em um outro, este guiado por agentes do SNI. Quanto ao Fritz, cada dia criam outra história maluca para justificar sua existência, agora até o nome dele mudaram, Adolph Frederick Yerperssoven, que para variar não consta no exército imperial germânico e muito menos nos outros das chamadas Pontências Centrais, antes ele teria nascido em Munique (Alemanha, mas na época a cidade fazia parte do Reino da Bavária, já que o termo Alemanha era empregado mais no sentido de raça, etnia), agora dizem que nasceu na Polônia, que até então era parte da Rússia Czarista, uma bela bagunça.

Anônimo disse...

"EXISTE MAIS MISTÉRIO ENTRE O CÉU E ATERRA DO QUE POSSA SUPOR A NOSSA VÃ FILOSOFIA"
O ESPIRITO DE DR.FRITZ EXITE E JÁ PRESENCIEI, NOMA MENINA DE 14 PARA 15 ANOS,QUANDO A MESMA FALAVA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA FLUENTEMENTE ENTRE O ALEMÃO E O INGLÊS E ESCREVIA CORRETAMENTE, COMO SE ESTIVESSE PSICOGRAFANDO, ISTO NOS ANOS 70 , NA CIDADE DE ITABERABA NO INTERIOR DA BAHIA DE PRÉ NOME ELY,NÃO SEI MAIS O QUE ACONTECEU COM ESTA MOÇA,PERDI CONTATO.SEI APENAS QUE A CIDADE INTEIRA DIZIA QUE ELA ERA LOUCA E NO ANO SEGUINTE PRESTOU VESTIBULAR PARA AS PRINCIPAIS UNIVERSIDADES DO ESTADO E FOI APROVADA EM TODAS.DAI POR IGNORÂNCIA OU CONVENIÊNCIA A CIDADE E A FAMÍLIA ABAFARAM O CASO,PARA NÃO CHEGAR NA MÍDIA.AFIRMO QUE VI E ACOMPANHEI O CASO POR UM TEMPO. É SIMPLESMENTE INESPLICÁVEL!!!

Anônimo disse...

pelo que eu vejo e escuto, dar para concluir que fritz mata todos os quais ele encorpora, dando de otarios.