sábado, 12 de abril de 2008

Mentira também evolui!!!!!

Antigamente, quando o povo era analfabeto, os líderes judeus "modernizavam" secretamente os textos sagrados, por um processo chamado de "midrash". Pois é, até naquela época o povo já estranhava alguns absurdos na Torá, o antigo testamento.

Os evangelhos também tiveram várias versões, várias traduções, várias colagens e mistura de textos. Os antigos cristãos se divertiam bastante, punham a criatividade para fora nos textos sagrados.

Quando as pessoas começaram a ter mais educação, aprenderam a ler, a coisa ficou mais difícil para os religiosos. A bíblia não podia mais ser re-editada. A igreja tentou manter os textos só em latim para o povo não entender mas isso não durou muito. Eles precisaram empregar técnicas mais sutis. Então começou aquela conversa fiada da exegese. Considere isso, ignore aquilo, interprete assim, não interprete assado, etc... mas a igreja ainda tinha a opção de matar quem tentasse se meter em outras crenças.

Com o passar do tempo a igreja deixou de mandar nos estados. Percebendo essa fraqueza, alguns espertos resolveram começar a fundar religiões novas e propagar outras crendices antigas. Começaram a se espalhar as crenças em bruxaria, astrologia, doendes, espiritismo, a fada do dente, etc.


Outra mentira interessante que evolui é a dos OVNIs. Veja a diferença nos "designs" abaixo

O Vril, modelo de OVNI alemão nazista dos anos 40


Esse é um OVNI da California nos anos 70


Esse é um modelo francês dos anos 90.


Modelo americano ano 2006.

Nenhum comentário: