sábado, 5 de abril de 2008

O Altruismo cai por terra

As religiões costumam se orgulhar de seus atos altruistas, então, vamos mais uma vez derrubar mais um mito.

1- Richard Dawkins escreveu em seu livro "Gene Egoísta" a teoria de que os nossos genes são tão egoístas que eles nos levam a fazer atos de altruísmo. Sim, pode parecer um paradoxo mas não é; se você tem os mesmos genes que eu, e esses genes querem continuar existindo, então faz sentido que eu te proteja, como uma família. Taí uma explicação genética do altruismo.

2- Alguns textos de economia citam o axioma do racionalismo = egoísmo em algumas de suas teorias, o que os faz sofrerem críticas. Por causa disso o pesquisador Werner Güth inventou o Jogo do Ultimato homepage.univie.ac.at/Karl.Sigmund/SciAm02.pdf . Ele concluiu que a grande maioria das pessoas, quando joga esse jogo, escolhe uma resultado próximo de 50% de ganho para ambos os jogadores. O ser humano não tende naturalmente a ser egoísta, mesmo em um jogo que não é repetível, você não vê o competidor e nem interage com ele. Ou seja, experimentos mostram que a grande maioria das pessoas não é egoísta, nas mais diferentes culturas do mundo, independente de religião.

3- Quando um crente faz um ato de generosidade, o que ele está esperando? Ir para reino dos céus, fugir do inferno, perdão de algum pecado, a colônia espírita em vez do umbral, o paraíso das 72 virgens, ser reconhecido pelo pastor, ser admirado na igreja, mostrar que está numa situação melhor que a dos outros? Isso é altruísmo de verdade?

4- Quando você dá uma esmola, você a dá porque você se sente mal ao se imaginar na condição de necessitado?

Nenhum comentário: