domingo, 29 de junho de 2008

Arrogância Espírita

Dentre as várias religiões praticadas no Brasil, chama a atenção a postura dos espíritas kardecistas. Apesar de toda a instrução que recebem dos livros do Kardec e do Chico, estão entre os mais arrogantes dos religiosos, hipocritamente. Sempre achando que sabem mais do que os outros. Sintoma da classe média falida brasileira?

Não dá pra perceber que não há nada de divino nem digno de inspiração nas baixarias do programa do Gasparetto? Vocês acham mesmo que se existisse um tal de Espírito da Verdade (ou até mesmo o próprio Chico desencarnado), ele permitiria que um de seus mais famosos representantes fizesse tanta baixaria na televisão?

Apesar das similaridades com as crenças do candomblé, julgam-se superiores a esses; seria racismo? Julgam-se superiores aos cristãos e judeus, pois dizem que são religiões dos tempos quando o homem era menos evoluído, mas adotam Jesus e os 10 mandamentos. Acreditam que Deus não podia ter explicado tudo naqueles tempos, pois o homem não era capaz de compreender. Certo. Muitos espíritas que dizem isso mal podem compreender Sócrates, que dirá dos filósofos que seguiram, mas continuam aí com essa crença.

Os espíritas evitam falar sobre o hinduísmo, budismo e yoga, julgam-nos também religiões primitivas, apesar das imensas similaridades com sua doutrina. As religiões orientais vêm com o pacote completo dos espíritas: reencarnação, lei de ação e reação, espíritos que saem voando por aí, energia circulando pelos chacras, etc. Livros e mais livros de filosofia da yoga explicando detalhes complexos de como o prana interage com o corpo humano não são jamais citados pelos espíritas, os quais os plagiam descaradamente... Quanta falta de cultura desse povo brasileiro!

Se os livros espíritas são tão completos, porque nenhum deles explica as religiões de mistérios antigos, que têm seguidores até hoje? Será que a doutrina espírita é mesmo assim tão completa?

Ainda estou para ver um espírita que pague um salário humano para a sua empregada doméstica, ou que realize qualquer mudança significativa na sociedade brasileira. Vocês preferem mesmo é assistir de camarote o "final dos tempos", enquanto as almas ruins são expelidas para o planeta Chupão...

Um comentário:

Proteu disse...

Os espiritas kardecistas caem no erro classico de acharem "serem donos da verdade" em relação a outras filosofias espiritualistas ou religiosas. No fundo "descendem" das doutrinas do krishna de quem beberam a ideia da "reencarnação". A maioria coloca o Kardec como o supra sumo do ensinamento, mas esquecem que estão agindo como um "avestruz" que enfia a cabeça em um buraco, abre os olhos e cre estar com toda a verdade.. e lá fora esta com a Bunda exposta e um Universo de possibilidades. É tipico do ser humano estas considerações exclusivistas.Mas tudo bem, se tudo corre dentro do aspecto da "evolução", um dia talvez muitos irão perceber que cristalizaram-se no tempo..