sábado, 18 de agosto de 2007

Porque o espiritismo não colou nos EUA e na Inglaterra


O espiritismo virou moda no século XIX. No ano de 1848, em Hydesville, NY, ocorreu o início do espiritismo nos EUA com as irmãs Fox. Duas meninas de 11 e 14 anos que podiam se comunicar com espíritos pois obtinham respostas através de sons de estalos na sua "casa mal assombrada". Os cientistas ficaram impressionados pois não conseguiam encontrar nenhum mecanismo escondido nem nelas nem na casa que fazia o barulho. Depois descobriram que elas podiam se comunicar com o espírito mesmo fora da "casa mal assombrada". Logo a notícia se espalhou e as multidões lotavam teatros para vê-las. Quarenta anos depois elas revelaram a fraude: elas tinham uma flexibilidade incomum nos dedões dos pés e era assim que produziam os sons. A fraude chocou os EUA e o espiritismo caiu em descrédito.

E na Inglaterra?

O método da mesas girantes praticado por Allan Kardec virou moda na Inglaterra no ano de 1853. As pessoas se sentavam ao redor de uma mesa redonda colocavam as mãos sobre ela e oravam. A mesa começava a girar milagrosamente e, como tinham letras escritas nas mesas, eram realizadas conversas com espíritos. Um belo dia, o grande cientista Michael Faraday (somente o descobridor da indução eletromagnética, diamagnetismo, eletrólise, benzeno e do sistema de número de oxidação) desenvolveu um aparato que provou que as mesas giravam por causa de ação muscular inconsciente dos participantes. O aparato consistia em duas pequenas placas separadas por rolamentos e unidas por elásticos de maneira que a placa de cima podia deslizar lateralmente sobre a de baixo. Um fio de palha mostrava quando ocorria um pequeno deslize lateral nas placas. Em vez de tocar diretamente a mesa, os participantes tocavam a placa superior do aparato. Logo ficou claro que eram as mãos das pessoas que moviam a mesa e não o contrário.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tanto nos EUA, como na Inglaterra, você só sitou casos particulares, ( AQUELE VELHO CONCEITO FALHO DE "A PARTE PELO TODO" ), mas o espiritismo é muito maior, só não compreendo por que você só sitou esses países especificamente ?

Leia um pouco mais, as estatísticas não são bem assim como você esta colocando nesse seu artigo.

VEJA:

O Espiritismo tem expandido-se muito e hoje conta com um número expressivo de adeptos em muitos países em todo o mundo, incluindo Espanha, Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Argentina, Portugal e especialmente em alguns países americanos, como Cuba, Jamaica e Brasil, que tem uma das maiores proporções e o maior número de seguidores do espiritismo em sua população.

FONTES.

1. In Canada, Spiritism is an officially-recognized religious denomination (unique in the world) as The National Spiritist Church of Alberta (Church #A145 registered by Department of Vital Statistics, Government of Alberta - under The Marriage Act of Alberta) with government-licensed clergy and legal authority to perform marriages.

2. ↑ David Hess. Spirits and Scientists: Ideology, Spiritism, and Brazilian Culture, Pennsylvania State Univ Press, 1991

Doutrina espírita: http://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina_esp%C3%ADrita